11 de dezembro de 2007

Lisboa.... sempre Lisboa!!

Hoje, pouco antes de apanhar o avião de regresso a Londres, perguntaram-me se pensava ficar por aqui ou voltar para Lisboa... respondi rapidamente e sem pensar "regressar a Lisboa, sem qualquer duvida!"

A segunda pergunta foi obviamente no sentido de saber se eu não gostava de estar aqui a morar, uma vez que sendo eu a "city girl" por excelência, há quem considere que Londres ou New York seriam cidades "mais à minha medida"...

A resposta é simples... apesar de adorar Londres e estar perfeitamente bem integrada, não imagino o meu futuro aqui! Estas cidades tão "cosmopolitan" são sem dúvida frenéticas, arrojadas, empolgantes... mas falta qualquer coisa! Por exemplo, é fácil conhecer gente nova mas difícil fazer "amigos", porque quando as pessoas se estão a aproximar há sempre alguém que muda de emprego, de cidade ou regressa a casa e, se por um lado este constante fluxo de pessoas é algo motivador e tão interessante, por outro faz com que não se criem raízes.

Mais tarde, já no avião, estive a pensar de novo nesta questão... será que eu vejo Lisboa de outra forma pelo facto de sempre lá ter vivido ou será que Lisboa é mesmo uma cidade diferente?

Fica difícil de responder! Já agora aproveito para lançar o repto a quem quiser ajudar a encontrar uma resposta...

Pessoalmente acho que ambas as respostas estão certas. Lisboa será sempre o meu "porto de abrigo", a cidade que me apaixona e, se antes cada vez que viajava sentia uma alegria imensa em regressar e ver a minha cidade, agora que estou mais distante o sentimento ficou mais forte! Por outro lado, apesar de ser a maior cidade de Portugal e ter os seus problemas, Lisboa é sem dúvida uma cidade diferente, uma cidade antiga e moderna ao mesmo tempo, uma cidade de poetas, de empreendedores que um dia se lançaram ao mar em busca de novos territórios, de bairros que ainda mantêm as suas tradições e onde todos se conhecem, a cidade que reúne um património histórico com mais valor que geralmente os portugueses lhe atribuem, mas sem deixar de ser "Lisboa, menina e moça"... para mim, Lisboa é a cidade onde o sol brilha de forma diferente e a cidade mágica para onde tenciono voltar!

Como não podia deixar de ser, deixo-vos aqui algumas imagens de Lisboa! Enjoy!!

Sem comentários: