27 de dezembro de 2007

Não gosto do Natal... peço desculpa!!

Confesso que não gosto especialmente desta época... não consigo deixar de sentir que o Natal é a época do ano de maior hipocrisia. Eu sei que há algumas pessoas que vivem o verdadeiro espírito natalício, mas infelizmente são muito poucas...

O que eu me pergunto ano após ano são questões do tipo:

* Há um aumento dos pedidos de roupas e alimentos para os mais necessitados, mas e o resto do ano? As pessoas não comem e não se vestem?

* As empresas organizam jantares de Natal e até dão prendinhas aos funcionários ou aos seus filhos e a maioria das pessoas fica muito feliz com isso... mas chega? Então e os problemas e todas as questões laborais que existem por resolver o resto do ano?? Será que as pessoas se deixam comprar com uns jantares bem regados?

* O Natal é a época em que todos somos amigos uns dos outros e não há problemas e discussões familiares... mas só porque é Natal tem de se fingir que está tudo bem e esquecer as zangas e problemas?

* E já agora, só porque é Natal, temos de mostrar que somos muito felizes e solidários com os que nos rodeiam?

Eu sei que muitos não concordam comigo e acharão que eu sou uma pessoa horrível, mas simplesmente não consigo fingir o que não sinto, mesmo que seja só no Natal!!

Se estou triste não vou dizer que estou feliz, se discuti com alguém recuso-me a agir como se nada se tivesse passado, e prefiro contribuir para acções sociais noutras épocas do ano, quando a grande maioria das pessoas se esquece que estas obras existem...

Enfim, resta-me esperar e desejar que no próximo Natal exista um mundo melhor... e nunca esquecer que "Natal é quando um Homem quer", ou seja, o espírito de solidariedade, amor, amizade e fraternidade deve existir todo o ano e não apenas nesta época do ano que passa a correr...

13 de dezembro de 2007

What's the point of Christmas?


"Fun and frustration; peace and panic; excitement and exhaustion; feasting and fattening; spending and spending and spending.

But then Christmas arrives. Frustrations fall away. We are left with wonder and joy. Children's faces light up, excitement and expectancy are in the air.

But why do we follow all these Christmas customs? Where did they all come from? Isn't is strange that, just because we are born into a world of customs, we grow up accepting them?

So what is Christmas really all about?"
(J. John)

Deixo-vos esta questao para reflectirem e me ajudarem a chegar a uma conclusao!!!

11 de dezembro de 2007

Lisboa.... sempre Lisboa!!

Hoje, pouco antes de apanhar o avião de regresso a Londres, perguntaram-me se pensava ficar por aqui ou voltar para Lisboa... respondi rapidamente e sem pensar "regressar a Lisboa, sem qualquer duvida!"

A segunda pergunta foi obviamente no sentido de saber se eu não gostava de estar aqui a morar, uma vez que sendo eu a "city girl" por excelência, há quem considere que Londres ou New York seriam cidades "mais à minha medida"...

A resposta é simples... apesar de adorar Londres e estar perfeitamente bem integrada, não imagino o meu futuro aqui! Estas cidades tão "cosmopolitan" são sem dúvida frenéticas, arrojadas, empolgantes... mas falta qualquer coisa! Por exemplo, é fácil conhecer gente nova mas difícil fazer "amigos", porque quando as pessoas se estão a aproximar há sempre alguém que muda de emprego, de cidade ou regressa a casa e, se por um lado este constante fluxo de pessoas é algo motivador e tão interessante, por outro faz com que não se criem raízes.

Mais tarde, já no avião, estive a pensar de novo nesta questão... será que eu vejo Lisboa de outra forma pelo facto de sempre lá ter vivido ou será que Lisboa é mesmo uma cidade diferente?

Fica difícil de responder! Já agora aproveito para lançar o repto a quem quiser ajudar a encontrar uma resposta...

Pessoalmente acho que ambas as respostas estão certas. Lisboa será sempre o meu "porto de abrigo", a cidade que me apaixona e, se antes cada vez que viajava sentia uma alegria imensa em regressar e ver a minha cidade, agora que estou mais distante o sentimento ficou mais forte! Por outro lado, apesar de ser a maior cidade de Portugal e ter os seus problemas, Lisboa é sem dúvida uma cidade diferente, uma cidade antiga e moderna ao mesmo tempo, uma cidade de poetas, de empreendedores que um dia se lançaram ao mar em busca de novos territórios, de bairros que ainda mantêm as suas tradições e onde todos se conhecem, a cidade que reúne um património histórico com mais valor que geralmente os portugueses lhe atribuem, mas sem deixar de ser "Lisboa, menina e moça"... para mim, Lisboa é a cidade onde o sol brilha de forma diferente e a cidade mágica para onde tenciono voltar!

Como não podia deixar de ser, deixo-vos aqui algumas imagens de Lisboa! Enjoy!!

5 de dezembro de 2007

London city...

Depois de Nova Iorque sem duvida que Londres é a cidade mais "internacional" do mundo... Não há um único dia que não veja pessoas de outras raças e culturas e que oiça pessoas a falar uma série de línguas diferentes, sendo o português (de Portugal ou cada vez mais do Brasil) uma constante...

Sem dúvida que a riqueza cultural desta cidade, que adoptei para viver durante uns tempos, é enorme, não há nada que não seja possível encontrar em Londres... até uma bela mercearia tradicional portuguesa ou uma Casa de Fados no bairro mais "posh" cá do sítio (é caro, mas vale mesmo a pena!!).

O movimento de carros e pessoas é enorme, mas ao mesmo tempo é extraordinário encontrar refúgio em pequenos jardins, lindos! Para quem viu o filme "Nothing Hill", acreditem que é mesmo assim, os jardins privados em cada quarteirão são uma constante em diversos sítios da cidade... dá mesmo vontade de fazer como no filme e saltar as grades lá para dentro, onde a paz e o chilrear dos pássaros contrasta com o movimento nas ruas!

E para quem nunca visitou Londres, deixo aqui algumas fotografias, tipo folheto turístico, dos locais mais emblemáticos... e fica a promessa de arranjar o album "London by night"!

4 de dezembro de 2007

Big Apple

Hoje estive a remexer no album de fotografias e aproveito para deixar aqui uma pequena lembrança da "Big Apple"!!
Para uma "city girl" este é sem duvida "aquela cidade"... De qualquer forma, é uma cidade que eu aconselho toda a gente a visitar, pois reúne uma mistura enorme de raças e culturas e onde se cruzam pessoas de todas as partes do mundo, tendo um resultado fantastico! Eu adorei!!



3 de dezembro de 2007

Kahina, a princesa guerreira!

Como primeira entrada no meu blog aproveito para explicar a razão da minha identificação como "Kahina", princesa guerreira!

Este é um nome de origem africana que simboliza a forma como eu enfrento o mundo que me rodeia e como vivo a minha vida... considero-me uma guerreira porque quando tenho um sonho, faço o possível e o impossível para o realizar! Nem sempre se ganha, mas a vida é feita de vitórias e de derrotas e o guerreiro não é quem ganha sempre, mas aquele que consegue transformar as derrotas numa aprendizagem essencial para partir à conquista de novas vitórias...

Para mim o "sonho comanda a vida" e para viver é preciso correr riscos! Sem dúvida que é muito mais gratificante arriscar e perder, do que permanecer no "meio-termo" e não arriscar por medo, pois um dia, quando olhar para trás, sei que a frase "podia ter feito..." não irá constar do meu dicionário!