Estava hoje a dar uma vista de olhos no jornal "O Publico" quando dei de caras com a notícia que fala do desafio lançado por Mariano Gago aos portugueses... estudem mais!!
Podem ler na íntegra "aqui":
Gostava de estar frente-a-frente com este senhor para lhe perguntar:
* Faz ideia da quantidade de licenciados que estão desempregados e/ou à procura do primeiro emprego?
* Sabe que um Doutorado dificilmente arranja emprego em Portugal (talvez exceptuando bolsas de investigação) porque tem qualificações a mais?
* Faz ideia que a maioria dos licenciados tem como primeiro emprego um estágio não remunerado? Ou que tem propostas de emprego a ganhar 500 eur/mês?
* Sabe qual o valor das bolsas de investigação em Portugal?
(uma bolsa de projecto é de 745eur/mes sem direito a subsidio de férias nem de Natal e a descontar para a segurança social pelo mesmo valor que as domésticas)
* Sabe qual o desconto que os bolseiros de investigação fazem para a Seg. Social? Como vai ser um dia na idade da reforma?
(actualmente o desconto é de cerca 84 eur/mes, correspondente ao seguro social voluntário, que não dá sequer direito a sub. de desemprego)
* Sabe que quando um projecto de investigação finaliza, caso não exista outro projecto aprovado, o bolseiro fica por sua conta e risco? Pois, não há qualquer direito a subsídio de desemprego.
Então eu pergunto, estudar mais para quê?
Será que não faz mais falta a aposta em BONS cursos profissionais, que contribuam com bons quadros técnicos não superiores? E talvez também com bons mecânicos, electricistas, canalizadores, sapateiros,etc etc ?
É que ter um país de doutores e engenheiros que depois trabalham numa caixa de supermercado não me parece ser a melhor solução!!
Acima de tudo é importante haver uma boa qualidade de ensino ao nível do secundário, acabar com o facilitismo e preparar alunos que saibam ler, escrever e fazer contas!!
29 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Ah, rapariga bonita.
100% de acordo ...
Enviar um comentário